Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Serviços

Serviços

Balcão de referência

Atendimento

A Biblioteca AFAS está aberta ao público em geral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. O usuário poderá fazer consultas, pesquisas e leituras nas dependências da Biblioteca.

Empréstimo domiciliar

O empréstimo domiciliar é prerrogativa dos funcionários do Ministério das Relações Exteriores. Após realizarem sua inscrição na Biblioteca AFAS, os servidores poderão retirar até 5 exemplares, com prazo de  15 dias para devolução.

 Devolução de empréstimo

Para devolução do material bibliográfico, o usuário deverá dirigir-se ao balcão de atendimento.

 Renovação de empréstimo

É permitida com a apresentação da(s) obra(s), desde que esta(s) não esteja(m) reservada(s). Não é permitida a renovação antes do prazo de vencimento.

 Aviso de data de devolução

Os usuários com e-mail, cadastrados no sistema da Biblioteca, receberão, automaticamente, um aviso de que a data de devolução de determinado item está próxima. Em seguida, os interessados deverão efetuar a devolução ou a renovação, caso não haja pedidos de reserva para outros usuários.

 Reserva para empréstimo

O usuário poderá solicitar reserva da obra desejada na Biblioteca. Ao chegar a obra reservada, o usuário será informado (via e-mail, caso tenha e-mail cadastrado) de que a mesma permanecerá à sua disposição por 48 horas.

Reposição de obras extraviadas ou inutilizadas

As publicações emprestadas ao leitor ficarão sob sua inteira responsabilidade. O extravio ou inutilização dessas publicações implicará a obrigatoriedade de reposição.

 Leitor em débito com a Biblioteca

O leitor em débito com a Biblioteca não poderá retirar obras por empréstimo, nem receber "Nada Consta". Para efeitos de remoção, missão transitória e desligamento (vacância e/ou exoneração), o servidor só será liberado pelo setor competente mediante a apresentação do "Nada Consta" da Biblioteca.

Empréstimo especial

O empréstimo especial de obra do acervo da Biblioteca é prerrogativa exclusiva das unidades administrativas do MRE.

A responsabilidade pela guarda e conservação das obras emprestadas será dos chefes das unidades receptoras do empréstimo.

Os responsáveis pelas unidades referidas poderão dispor da publicação emprestada, com vistas a ser lida e consultada pelos diplomatas nelas lotados, por um período de 30 dias, renováveis por mais 30, desde que não haja reserva para outro usuário.

Obras raras, obras da coleção depositária e exemplares únicos, a critério da Coordenação da Biblioteca, não serão objeto do empréstimo.