Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Quem somos Quem somos

Quem somos

A Biblioteca Embaixador Antonio Francisco Azeredo da Silveira, subordinada ao Departamento de Comunicações e Documentação do Ministério das Relações Exteriores, possui a maior coleção no Brasil na área de relações internacionais, sendo considerada instituição de referência na América do Sul. Contém obras de grande interesse para a política externa brasileira, com cerca de 100 mil volumes relacionados a temas como direito internacional, teoria e história das relações internacionais, história da política externa brasileira, geografia e ciências políticas. Seu acervo inclui, ainda, valiosa coleção de periódicos, com aproximadamente 590 títulos.


Histórico

A idéia de criar uma biblioteca na Secretaria de Estado das Relações Exteriores nasceu da inspiração do Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros do Império Antônio Peregrino Maciel Monteiro, Segundo Barão de Itamaracá, que esteve à frente da Pasta entre 1837 e 1839.

Em 1905, o Barão do Rio Branco, Ministro de Estado de 1902 a 1912, mandou construir um pavilhão para a Biblioteca, o Arquivo e a Mapoteca nos fundos dos jardins do Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro. Para inventariar o acervo, designou Antônio Jansen do Paço.

Após a transferência do Ministério das Relações Exteriores para Brasília, trasladou-se, em 1971, parte representativa do acervo do Rio de Janeiro para as novas instalações na Capital Federal. Em 1975, esse núcleo passou a constituir a atual Biblioteca, desligando-se da Biblioteca Histórica. Em 1990, recebeu a designação de Biblioteca Azeredo da Silveira, em homenagem ao diplomata e ex-Chanceler.

A partir de 2005, a Biblioteca passou por importantes transformações, que incluíram a reorganização de suas instalações, implantação de sistema de segurança e a higienização e informatização de todo o seu acervo.